Sejam Bem-Vindos

"A busca de novos horizontes, a garra de lutar por ideais, a busca por superação, a genealidade do grupo, faz do Grêmio Estudantil Prof. Robson Cavalcante Gonçalves, muito mais que um simples grêmio estudantil, e sim um grupo de jovens estudantes excepcionais."

Protagonismo Juvenil

Protagonismo Juvenil
"O jovem estudante pode tornar-se o ator principal de sua sociedade estudantil."

terça-feira, 12 de agosto de 2008

Dicas para uma redação "brilhante"

1. Deve evitar ao máx. a utiliz. de abrev., etc.
2. É desnecessário fazer-se empregar de um estilo de escrita demasiadamente rebuscado. Tal prática advém de esmero excessivo que raia o exibicionismo narcisístico.
3. Anule aliterações altamente abusivas.
4. não esqueça as maiúsculas no início das frases.
5. Evite lugares-comuns como o diabo foge da cruz.
6. O uso de parêntesis (mesmo quando for relevante) é desnecessário.
7. Estrangeirismos estão out; palavras de origem portuguesa estão in.
8. Evite o emprego de gíria, mesmo que pareça nice, sacou??… então valeu!
9. Palavras de baixo calão, carac@, podem transformar o seu texto numa m&rd@.
10. Nunca generalize: generalizar é um erro em todas as situações.
11. Evite repetir a mesma palavra pois essa palavra vai ficar uma palavra repetitiva. A repetição da palavra vai fazer com que a palavra repetida desqualifique o texto onde a palavra se encontra repetida.
12. Não abuse das citações. Como costuma dizer um amigo meu: “Quem cita os outros não tem idéias próprias”.
13. Frases incompletas podem cansar
14. Não seja redundante, não é preciso dizer a mesma coisa de formas diferentes; isto é, basta mencionar cada argumento uma só vez, ou por outras palavras, não repita a mesma idéia várias vezes.
15. Seja mais ou menos específico.
16. Frases com apenas uma palavra? Jamais!
17. A voz passiva deve ser evitada.
18. Utilize a pontuação corretamente o ponto e a vírgula pois a frase poderá ficar sem sentido especialmente será que ninguém mais sabe utilizar o ponto de interrogação ?
19. Quem precisa de perguntas retóricas?
20. Conforme recomenda a A.G.O.P, nunca use siglas desconhecidas.
21. Exagerar é cem milhões de vezes pior do que a moderação.
22. Evite mesóclises. Repita comigo: “mesóclises: evitá-las-ei! ”
23. Analogias na escrita são tão úteis quanto chifres numa galinha.
24. Não abuse das exclamações! Nunca!!! O seu texto fica horrível!!!!!
25. Evite frases exageradamente longas pois estas dificultam a compreensão da idéia nelas contida e, por conterem mais que uma idéia central, o que nem sempre torna o seu conteúdo acessível, forçam, desta forma, o pobre leitor a separá-la nos seus diversos componentes de forma a torná-las compreensíveis, o que não deveria ser, afinal de contas, parte do processo da
leitura, hábito que devemos estimular através do uso de frases mais curtas.
26. Cuidado com a hortografia, para não estrupar a língúa portuguêza.
27. Seja incisivo e coerente, ou não.
28. Não fique escrevendo (nem falando) no gerúndio. Você vai estar deixando seu texto pobre e estar causando ambigüidade, com certeza você vai estar deixando o conteúdo esquisito, vai estar ficando com a sensação de que as coisas ainda estão acontecendo. E como você vai estar lendo este texto, tenho certeza que você vai estar prestando atenção e vai estar repassando aos seus amigos, que vão estar entendendo e vão estar pensando em não estar falando desta maneira irritante.
29. Outra barbaridade que tu deves evitar chê, é usar muitas expressões uai, que acabem por denunciar a região onde tu moras, carajo!… nada de mandar esse trem… vixi… entendeu bichinho?
30. Não permita que seu texto acabe por rimar, porque senão ninguém irá agüentar já que é insuportável o mesmo final escutar, o tempo todo sem parar.

Agora é só treinar... e

Boa Redação!!!



Um comentário:

Unknown disse...

Prorrogado até o dia 20/setembro o prazo de inscrições para contratações de mobilizadres sociais:
Encaminhamos, para divulgação, caso seja de interesse, que O INGÁ, Instituto de Gestão de Água e Clima da Bahia estará selecionando 20 pessoas da Bacia Hidrográfica do Rio Itapicuru (composta por 55 municípios*), com 2º grau completo, experiência em mobilização social e desenvolvimento rural, atuação em movimentos sociais, conhecimento da região do Comitê de Bacia Hidrográfica e informática, para realizar trabalho de mobilização social Bacia do Itapicuru, da qual este município faz parte. Perfil completo e mais informações no site http://www.inga.ba.gov.br/comites
São atividades de mobilização e sensibilização junto aos segmentos interessados na composição do Comitê de Bacia Hidrográfica do Itapicuru, tais como: Usuários de Água, Poder Público Municipal e Sociedade Civil. Tambem deverão prestar apoio à organização dos encontros regionais previstos nos municípios na respectiva bacia e ao recebimento das inscrições para habilitação dos interessados em participar do processo eleitoral para escolha dos membros representantes dos Comitês de Bacia Hidrográfica.
O processo de seleção dos mobilizadores constará de análise de curriculo e entrevistas. O contrato será de dois meses, são R$ 600,00 mais diárias e despesas para transporte.
Interessados (as) que reúnam pré-requisitos e o perfil desejado deverão acessar os sites www.inga.ba.gov.br/comites, baixar o arquivo modelo de currículo, preencher e encaminhar até o dia 14/09/2009 para o endereço: cbh.itapicuru@inga.ba.gov.br.
Dúvidas falar com Felipe ou Josué pelos telefones 71 3116 – 3272/ 3032

Atenciosamente
Hailton Ferreira de Araújo
Ed. Ambiental
UR do Ingá – Sr. do Bonfim


* A Bacia do Itapicuru é composta por 55 municípios:
Crisópolis, Andorinha, Senhor do Bonfim, Antônio Gonçalves, Filadélfia, Quijingue, Tucano, Olindina, Queimadas, Caém, Ponto Novo, Cansanção, Nordestina Itiúba, Pindobaçu, Capim Grosso, Araci, Saúde, Cipó, Nova Soure
Conde, Acajutiba, Santa Luz, Quixabeira, Jacobina, Euclides da Cunha, Monte Santo, Ribeira do Pombal, Ribeira do Amparo, Itapicuru, Rio Real, Banzaê
Sátiro Dias, Teofilândia, Conceição do Coité, Retirolândia, Valente, Serrolândia, Várzea do Poço, Miguel Calmon, Barrocas
Esplanada, Aporá, Inahmbupe, Biritinga, , São José do Jacuípe, Mirangaba, Campo Formoso, Jaguarari, Uauá, Novo Triunfo, Cícero Dantas, Heliópolis, Jandaíra, Morro do Chapéu