Sejam Bem-Vindos

"A busca de novos horizontes, a garra de lutar por ideais, a busca por superação, a genealidade do grupo, faz do Grêmio Estudantil Prof. Robson Cavalcante Gonçalves, muito mais que um simples grêmio estudantil, e sim um grupo de jovens estudantes excepcionais."

Protagonismo Juvenil

Protagonismo Juvenil
"O jovem estudante pode tornar-se o ator principal de sua sociedade estudantil."

sábado, 5 de janeiro de 2008

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 001/2008 EEAJ


ESCOLA ESTADUAL AGROTÉCNICA DE JEREMOABO/BA

EDITAL DE CONVOCAÇÃO 001/2008

A ESCOLA ESTADUAL AGROTÉCNICA DE JEREMOABO - EEAJ, com sede no município de Jeremoabo - BA, Km 94, BR 110, CEP 48.540-000, considerando as disposições estatutárias regimentais, faz saber, através do presente edital, que estarão abertas as inscrições ao PROCESSO SELETIVO, com a finalidade de prover as vagas nesta unidade escolar para o 1º ano do ensino médio e profissionalizante em 2008.

1.0 - DAS INSCRIÇÕES

1.1 PERÍODO- As inscrições deverão ser realizadas no período de 07 a 11 de janeiro de 2008.
1.2 LOCAL - As inscrições deverão ser realizadas na sede da EEAJ, em sua Secretaria.
1.3 Horário - O horário para as referidas inscrições ocorrerá no período acima mencionado (item 1.1) das 08:00 às 16:00 hs;
1.4 Documentação exigida - No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar os seguintes documentos:
a) Cópia da cédula de identidade ou Registro de Nascimento.
b) Atestado de conclusão da 8ª série em até 03 anos passados ( até 2005).
c) Comprovante de residência.
d) 01 foto 3x4.

1.5. Requisitos para inscrição do candidato
a) Idade mínima: 13 anos
b) Idade máxima: 18 anos, incompletos no ato da inscrição.
c) Ser filho de agricultor, morador em zona rural, oriundo de família carente, com vínculo comprovado com a terra. (cem vagas)
d) Ser filho de produtor rural morador na zona urbana, desde que comprovado o vínculo com a terra. (33 vagas)
1.6. Só poderá ingressar na EEAJ, passando pelo processo seletivo, o aluno que tiver concluído o Ensino Fundamental até o ano de 2005, estando vetada a participação de alunos que já tenham concluído o Ensino Médio, no processo seletivo.

1.6. A inscrição poderá ser feita por terceiro:

a) Quando acompanhada dos documentos exigidos conforme edital;
b) O responsável pela matrícula obriga-se à apresentação ao agente receptor da inscrição, para simples conferência, de sua cédula de identidade;
c) O candidato inscrito por terceiro assume a total responsabilidade pelas informações prestadas pelo seu representante, arcando com as conseqüências de eventuais erros no preenchimento do formulário de inscrição;
d) O responsável pela matrícula deverá ser maior de 18 anos.




2.0 - DAS VAGAS

a) Serão ofertadas 133 (cento e trinta e três) vagas aos candidatos devidamente inscritos no Processo Seletivo 2008, podendo aumentar se houver alguma desistência ou transferência, sendo assim distribuídas: 100 (cem) vagas para alunos oriundos da zona rural e 33(trinta e três) vagas para alunos da zona rural.


3.0 - DA SELEÇÃO

3.1 O Processo Seletivo 2008, de que trata o presente Edital será realizado em uma única etapa e constará das provas de Português (15 questões), Matemática (15 questões), Conhecimentos Gerais e raciocínio lógico (10) e Redação (até 10 pontos).
3.2 As referidas provas serão realizadas no dia 20.01.2008, com início previsto às 13:00 hs e duração de 4h (quatro horas) ininterruptas, na sede da Escola Estadual Agrotécnica de Jeremoabo, localizada no município de Jeremoabo na Br 110, Km 94, Povoado Caritá.
3.3 O candidato deverá chegar ao local da realização das provas, no mínimo, uma hora antes do horário marcado para o seu início.
3.4 Durante a realização das provas, não será permitida a comunicação entre os candidatos nem a utilização de qualquer material de consulta, exceto o fornecido pela EEAJ.
3.5 O candidato deverá transcrever, com caneta esferográfica de tinta preta ou azul, as respostas das provas objetivas para a folha de respostas. O preenchimento da folha de resposta é de inteira responsabilidade do candidato.
3.6 Serão de inteira responsabilidade dos candidatos os prejuízos advindos das marcações feitas indevidamente na folha de respostas. Serão consideradas indevidas marcações em desacordo com este Edital e as orientações constantes da folha de respostas.
3.7 As questões das provas deste Processo Seletivo serão subjetivas, objetivas e de múltipla escolha, com até 05 (cinco) alternativas por questão, das quais apenas uma estará correta e versarão sobre assuntos contemplados nos conteúdos programáticos abaixo relacionados.


4.0 - DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I - Língua Portuguesa

Pretende-se avaliar a capacidade de reflexão do candidato sobre os fatos da língua na modalidade culta do Brasil em seu registro formal.
1. Estrutura das palavras.
2. Período Composto.
3- Concordância nominal
4-Concordância verbal.
5- Crase.
6- Verbo
7- Classificação dos verbos
8- Acentuação
9- ortografia

II - Redação

O candidato deverá elaborar um texto dissertativo ou narrativo relacionados ao estudo em escolas do campo , cuja correção obedecerá aos seguintes critérios:
• estrutura textual (introdução, desenvolvimento e conclusão);
• organização dos argumentos;
• adequação ao tema proposto;
• adequação vocabular;
• adequação à norma culta da Língua Portuguesa.

III - Matemática

Objetiva-se com a prova de Matemática avaliar o domínio dos conteúdos no que se refere à capacidade de usar a linguagem matemática para expressar seu raciocínio, interpretar enunciados lógicos, analisar gráficos, analisar e obter solução de problemas reais.
a) Probabilidade e estatística;
b) Números
c) Equação do 2º grau
d) Geometria
e) Funções
f ) Juros e porcentagem

IV – Conhecimentos Gerais:
Objetiva-se com a prova de conhecimentos gerais avaliar o conhecimento do estudante nas questões políticas e sociais atuais, assim como na história e geografia básica do Brasil, a nível de Ensino Fundamental.
a. Atualidades (jornais e revistas)
b. Descobrimento do Brasil e suas razões
c. Inconfidência Mineira
d. Hidrografia da Bacia do São Francisco
e. Economia e geopolítica do Brasil

V – Raciocínio lógico
Objetiva-se com a prova de raciocínio lógico avaliar descobertas e resultados sem a necessidade de cálculos matemáticos e impulsionar a atenção do estudante no pensamento racional.


4.1 Terá suas provas anuladas e será automaticamente eliminado da seleção o candidato que durante a realização das provas:

a) Não comparecer ao exame;
b) Obter pontuação zero como resultado de qualquer uma das provas;
c) Usar ou tentar usar meios fraudulentos para sua realização;
d) Durante a realização da prova for surpreendido em comunicação com outro candidato, verbalmente, por escrito, ou por quaisquer outros meios;
e) Durante ou após a realização da prova for detectado, por meio visual, grafológico ou eletrônico, que o candidato utilizou de meios ilícitos na realização desta;
f) Retirar-se da sala de prova por conta própria antes do prazo mínimo previsto, de 1 hora, ou após o referido prazo, sem a autorização do fiscal;
g) Adotar comportamento que contrarie as orientações deste Edital ou que possa comprometer, de alguma forma, os trabalhos de execução do Processo Seletivo;
h) Tentar fraudar a seleção por quaisquer meios, inclusive eletrônicos. Não poderá ter acesso à sala de exame o candidato que estiver portando aparelhos eletrônicos, tais como: telefones celulares, pagers, etc.

4.2 A EEAJ não se responsabilizará por pertences deixados pelos candidatos nas salas de exame ou em qualquer outra dependência onde estiver sendo realizado o supracitado Processo Seletivo.



5.0 - DA CLASSIFICAÇÃO

a) A Classificação final far-se-á pela ordem decrescente da pontuação final, obtida por cada candidato.
b) A pontuação final do candidato será o somatório obtido nas disciplinas mencionadas no item 3.1 deste edital. Havendo candidatos ocupando idêntica classificação, com a mesma soma de pontos, far-se-á o desempate levando-se em consideração, sucessivamente, os escores obtidos nas seguintes disciplinas: I) Português e II) Matemática. Persistindo o empate, terá preferência o candidato mais jovem.


6.0 - DO RESULTADO

6.1 Até o dia 25.01.2008, será divulgada a relação dos candidatos classificados dentro do limite das vagas oferecidas na sede da EEAJ, nas Secretarias de Educação dos Municípios onde houver inscritos, Câmaras de Vereadores e se possível nas Rádios Vaza- Barris e Alvorada de Jeremoabo.
6.2 Caberá pedido de revisão do gabarito de respostas das provas desse Processo Seletivo, devidamente justificado, mediante requerimento protocolado junto à Secretaria da EEAJ até 24 horas após a publicação do respectivo gabarito. Esse pedido será analisado por uma banca de revisão designada pela EEAJ.
6.3 Em hipótese alguma haverá revisão de provas relativa ao Processo Seletivo objeto deste Edital.

6.4 Os candidatos classificados após o limite das vagas oferecidas, se for o caso, constarão de relação complementar (dos excedentes), que estará disponível para consulta na Secretaria da EEAJ.


7.0 - DA MATRÍCULA

7.1 Os candidatos classificados até o limite das vagas oferecidas serão matriculados no período de 28.0l a 01.02.2008, na sede da EEAJ (Secretaria);
7.2 Os candidatos classificados dentro do limite das vagas oferecidas e que não tenham efetivado sua matrícula no prazo estipulado neste Edital serão considerados desistentes, e aqueles que, por alguma razão superveniente, tenham sua matrícula indeferida, serão automaticamente substituídos pelos candidatos excedentes, se houver, obedecendo-se à ordem de classificação.
7.3 Documentação exigida para a matrícula:
a) Cópia da cédula de identidade;
b) c) Cópia da Certidão de Nascimento quando da não apresentação dos 02 (dois) primeiros itens;
c) Quatro fotos 3x4 recentes;
d) Declaração de conclusão do Ensino Fundamental;
e) Comprovante de residência do candidato classificado.
f) Exames de rotina: 1) Hemograma completo; 2) Glicemia em jejum; 3) Parasitológico de fezes; 4) Sumário de urina.
Obs.: Para matrícula realizada por procuração, o procurador deverá apresentar uma cópia autenticada de sua Cédula de Identidade, juntamente com uma cópia autenticada da Cédula de Identidade do outorgante;


8.0 - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1 O Processo Seletivo objeto deste Edital é válido somente para o ingresso na EEAJ no ano de 2008.
8.2. Terá a matrícula cancelada, em qualquer época, o candidato que tiver participado do Processo Seletivo ou efetuado matrícula fazendo uso de documentos ou informações falsas, fraudulentas, eivadas de irregularidades ou outros atos ilícitos.
8.3 É de responsabilidade do estudante interessado o conhecimento prévio do local e sala onde o mesmo deverá realizar suas provas.
8.4 Os casos omissos e as situações não previstas no presente Edital serão avaliados pela Secretaria da EEAJ.
8.5 O aluno selecionado que contrariar as normas abaixo, será afastado da escola tão logo se comprove o ato.

1- Apresentar-se nas datas e horários marcados.
2- Nenhum aluno poderá fumar ou beber durante o período que estiver interno.
3- Obedecer a todos os funcionários sem exceção.
4- Respeitar colegas, professores e funcionários.
5- Todos os alunos serão recolhidos aos seus dormitórios entre 21:00 e 21:30 horas.
6- Cada aluno deverá utilizar apenas o espaço que lhe foi reservado (cama, armário, etc).
7- Não perturbar o colega principalmente dentro dos alojamentos.
8- Não pegar indevidamente ou sem autorização nenhum objeto do colega.
9- Respeitar os horários do refeitório evitando constrangimento.
10- Forrar a cama e estender a toalha todos os dias mantendo os dormitórios sempre arrumados.
11- Obedecer rigorosamente os horários de aula.
12- Não sair da escola durante os 30 dias a não ser para o médico ou com autorização da Direção.
13- Em caso de namoro não se afastar da área permitida (qualquer atitude de desobediência irá os dois para casa).
14- Ser educado, respeitar o meio ambiente, realizar as atividades para as quais tiver escalado.
15- O uso de som dentro dos alojamentos só será permitido em altura que não incomode o outro.
16- Cada aluno será responsável pela lavagem de suas roupas (exceto jeans, lençóis e toalhas) e tênis e botas.
17- Preservar o patrimônio não danificando e nem riscando nada.
18- Evitar desperdícios.
19- Assistir missas e cultos promovidos pela escola.
20- Participar de eventos realizados pela escola.
21- Durante as viagens, comportar-se com decência.




Jeremoabo, 02 de janeiro de 2008



Solange Martins Passos
Diretora da EEAJ

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu adoro essa escola!!!!1
ela ´´e maravilhosa de +++++++++++

John lennon a.souza

Unknown disse...

Só nos Restou as Saudades agora! eita tempo maravilhoso

Léo de Paulo Afonso - BA