Sejam Bem-Vindos

"A busca de novos horizontes, a garra de lutar por ideais, a busca por superação, a genealidade do grupo, faz do Grêmio Estudantil Prof. Robson Cavalcante Gonçalves, muito mais que um simples grêmio estudantil, e sim um grupo de jovens estudantes excepcionais."

Protagonismo Juvenil

Protagonismo Juvenil
"O jovem estudante pode tornar-se o ator principal de sua sociedade estudantil."

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Protagonismo Juvenil


O que é ser um jovem protagonista? Numa fase de tantas pressões e conflitos, também é possível se importar com a sociedade, embora nem todos os jovens percebam o potencial que têm em suas mãos. Justamente por estar enfrentando um período difícil, o jovem protagonista é alguém especial, porque acredita numa sociedade melhor e até sonha com um mundo perfeito.

O protagonismo juvenil pode e deve se tornar uma "corrente de energia", porque a tendência é que esse movimento cresça e seja propagado. O jovem protagonista é aquele que molda o mundo a cada instante e cria idéias para melhorá-lo - seja na sua casa, na comunidade, na escola, no trabalho - e sua atuação pode atingir grandes proporções.

Muitas vezes, o protagonista é discriminado pela sociedade, enquanto deveria ser incentivado a continuar propagando esse pensamento. O comportamento mais esperado de um adolescente é de uma figura revoltada e incapaz de tomar atitudes coerentes. Então, quando alguém tenta mostrar uma realidade diferente, é separado do grupo, sendo que deveria ser totalmente ao contrário.

Cabe a todos valorizar as ações protagonistas, na tentativa de que com o tempo "não existam mais jovens protagonistas", justamente porque ser participante e solidário tornou-se algo normal. Ou seja, o objetivo do protagonismo juvenil é que, com o tempo, exista uma onda de cidadania que faça de todos os cidadãos atuantes em nossa sociedade.

Patrícia Osandón Albarrán*

* Estudante, trabalha como voluntária na ANDI.


Em breve na EEAJ, debate sobre: "Protagonismo Juvenil."


>>Grêmio Estudantil<<

Nenhum comentário: