Sejam Bem-Vindos

"A busca de novos horizontes, a garra de lutar por ideais, a busca por superação, a genealidade do grupo, faz do Grêmio Estudantil Prof. Robson Cavalcante Gonçalves, muito mais que um simples grêmio estudantil, e sim um grupo de jovens estudantes excepcionais."

Protagonismo Juvenil

Protagonismo Juvenil
"O jovem estudante pode tornar-se o ator principal de sua sociedade estudantil."

sábado, 9 de fevereiro de 2008

A AGONIA DO TERCEIRO ANO - Vestibular vem aí!

Dia de simulado de vestibular. Antes da prova, os alunos andam pelos corredores da escola tensos, tentando lembrar as fórmulas que podem cair na prova. Uns poucos conversam em voz alta sobre a festa que acontecerá no outro dia. Mas nem estes estão calmos. À medida que se aproxima a hora de enfrentar o teste, o riso vai dando lugar a olhares inquietos. Unhas na boca, braços cruzados na defensiva. Todos sabem que estão lá para ser avaliados. Avaliados e comparados à concorrência, porque não basta se sair bem na prova. É preciso ser melhor que os outros. E veja que estamos falando apenas de um simulado, que não reprova e nem vale nota. Mas nem isso serve de consolo para os alunos do 3º ano, sempre à beira de um ataque de nervos. Também, de repente eles parecem ter se tornado o centro das atenções do universo. É como se pais, amigos, namorados e conhecidos esperassem algo deles. E é preciso atender às expectativas de todos. Pior: os estudantes sentem-se obrigados a escolher a carreira que querem seguir pelo resto de suas vidas (pelo menos eles pensam que é assim). Para completar, existe ainda o medo do desemprego, depois do suado diploma. Tanta pressão é capaz de enlouquecer qualquer pessoa. Até mesmo um adulto com anos de terapia ficaria angustiado diante de tantas decisões importantes. Imagine então um adolescente, que ainda não tem maturidade suficiente para perceber que nada é tão ruim que não possa ser mudado com o tempo. Para eles, esse é o momento do tudo ou nada. Ou vencem ou serão fracassados. Exagero? Talvez. Mas é assim que eles se sentem... Mesmo os que se dizem tranqüilos, como Hernani Fernandes e Ana Carolina Loureiro, na hora da prova ficam estressadíssimos. ‘‘Ainda não me conscientizei de que agora é pra valer’’, entrega Hernani. ‘‘Acho que só vou cair na real semestre que vem.’’ O 3º ano é uma espécie de fase decisiva na vida dos jovens brasileiros. Por isso, eles se comportam como se o mundo estivesse prestes a desabar sobre suas cabeças. É um tal de chorar pelos cantos, se trancar no quarto, pedir para ser deixado em paz e passar 24 horas por dia respirando vestibular. ‘‘Não tem como pensar em outra coisa’’, diz Natasha Dalcomo, 17 anos, estudante do Sigma e candidata a uma vaga para Medicina. ‘‘Eu vivo nervosa, acho que não vou conseguir passar.’’ Milena (nome fictício) vive situação ainda pior. A menina loura, de olhos claros, perdeu peso, tem olheiras e desenvolveu uma gastrite nervosa em três meses de aula. Olhos arregalados, morde os lábios e estala os dedos compulsivamente. A aparência angustiada se deve à estranha bebida que toma todas as noites. Uma mistura de café com pó de guaraná que a deixa acordada durante a madrugada.

Um comentário:

Anônimo disse...

essa ideia das aulas comecarem 25 de fevereiro foi boa. Não ligarei para secretaria coisa nenhuma, vou é aproveitar minhas ferias... até mais, Jackson.